quarta-feira, 23 de abril de 2008

sede prudentes como as serpentes

“(...) Portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas", Mt 10.16 É muito fácil o desvio, o erro, a fuga e o pecado. Por isso temos que nos vigiar. Não de um modo repressivo e austero, mas carinhoso. Se o que vamos fazer é mau, para Deus, para os outros e para nós, qual a necessidade de persistirmos nessa via. O desvio, o erro, a fuga e o pecado de modo algum trazem felicidade. Se não trazem nada de bom para quê insistir? Por mera rebeldia? A prudência é fundamental, não só em relação à tentação que vem de fora, mas também em relação àquela a que nós nos expomos. Antes de agir devemos pensar e se acharmos que não temos forças devemos ter presente que “Não há tentação senão humana, mas maior é Deus que não vos deixará tentar acima do que podeis suportar, antes com a tentação dará também escape” I Coríntios 10:13

terça-feira, 15 de abril de 2008

a solução

Ao nosso lado assistimos a vidas envoltas em problemas, aparentemente sem solução. O desespero entra em acção e o desfecho passa geralmente pela fuga e não pela solução. Sim, porque a solução parece não existir. Não há dinheiro, não há saúde, não há emprego, etc... Perante estes dados o que é que o nosso Deus pode fazer? O que é que o nosso Deus tem feito? Em primeiro lugar sabemos que para Deus nada é impossível, tudo pode. Sabemos que podemos aproximar-nos Dele a qualquer hora e que nos ouve. Ouve porque temos os nossos pecados lavados em Cristo e porque lhe falamos no nome de Cristo, para fazer a sua vontade nas nossas vidas e nas vidas do nosso próximo. Deus Pai ouve porque lhe pedimos em amor e pureza e sabemos que ouve. Sabemos também, que da vida com Cristo resulta a vitória. Temos saído vitoriosos todos estes séculos. A Igreja tem vencido ano após ano e tem-se fortificado. Para Cristo não há montanha muito alta, nem rio muito fundo. Firma-te Nele, apenas, e verás. A mulher do “fluxo de sangue” do Novo Testamento, não havia encontrado cura para a sua doença e durante 12 anos, suportou tudo inclusive a rejeição, mas sabia que em Cristo teria a solução (Marcos 5:25-29), e teve. Cristo é e tem sido a solução.

pedir perdão

Adão quando pecou escondeu-se, teve vergonha do seu Deus. A atitude hodierna dos filhos de Deus deverá ser a de reconhecer o pecado e pedir perdão. Cristo já morreu por nós, a ponte entre este povo e o seu Deus já foi erigida, só nos resta avançar rumo ao Pai. Se pecarmos resta-nos um sabor amargo, mas o sangue de Cristo tem poder. Cristo lavou-nos e o seu poder é superior a qualquer outro. Firmemo-nos na vitória sobre a cruz. Fixemos os olhos no Filho de Deus, no seu exemplo, no seu amor, na sua obra e na sua compaixão. Tenhamos paciência, porque a vitória já foi anunciada. Sabemos que a nossa equipa ganha, resta-nos perseverar, e firmar-nos no nosso Senhor. “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” Provérbios 3:5

sexta-feira, 11 de abril de 2008

sexta-feira, 4 de abril de 2008

promessa Divina

Em Números 14 é relatado o episódio em que o povo, perante o medo de alguns dos espias, se atemoriza, e se recusa a tomar posse da promessa Divina. A vontade do Deus vivo de Israel era a de lhes dar, para além da liberdade, a terra que mana leite e mel. Essa era a vontade/promessa que os fez sair do Egipto e os levou a atravessar o deserto. Nessa curta travessia o Deus vivo já havia aberto o mar, já havia provido a alimentação do povo, já havia dado água, enfim Deus estava muito presente nas suas vidas. No entanto, e perante uma qualquer adversidade, eles vacilavam, temiam, desobedeciam e pecavam. Caleb e Josué foram os únicos espias que não temeram os amalequitas, os heteus, os jebuseus, os amorreus, e os cananeus, porque não confiaram nas suas forças, mas no Deus vivo, e esta é a chave para uma vida de vitória em Cristo. Quando o povo se apercebeu das consequências da sua falta de fé, recuou e quis voltar à terra prometida e lutar contra aqueles povos. Mas aí já era tarde demais e Deus já se havia afastado deles. Mesmo assim, sem a arca da aliança, nem a presença de Moisés, implementaram um plano perdedor, que era o de lutar contra os amalequitas, os heteus, os jebuseus, os amorreus e os cananeus, sem a presença do Deus vivo. Sempre que empreende um plano desses é evidente que o resultado é a derrota. Números 14:44-45 ” Contudo, temerariamente, tentaram subir ao cume do monte; mas a arca da aliança do SENHOR e Moisés não se apartaram do meio do arraial. Então desceram os amalequitas e os cananeus, que habitavam na montanha, e os feriram, derrotando-os até Horma”. Que a travessia do deserto por parte do povo de Deus nos ajude a andar conforme a vontade do Deus vivo e não temer, porque é Ele quem diz. Isaías 44:8 “Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.” A Deus toda a glória.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Louvai ao Senhor

Obrigada Pai por tantas maravilhas que tens feito. Perdoa a impaciência, inconstância e ansiedade. Perdoa por não estar a ser aquela filha que tu queres que seja e ajuda-me a sê-lo. Faz de nós vasos de honra. E toca na tua igreja viva para que se desenvolva sobremaneira. Ajuda-nos a viver a tua palavra e a saber transmiti-la. Tu ouves as nossas orações, eu sei. Obrigada por tudo o maravilhoso Deus. Toca nos lideres deste mundo e mostra-lhes o caminho que devem andar. Olha por aqueles teus filhos que passam fome, que sofrem, que são feridos e morrem. Olha por todos, com aquele carinho que só Tu tens. Mostra-nos como ajudar os nossos irmãos. Tudo o que temos provém de Ti, é Teu, por isso usa os nossos bens para Ti. Abre o nosso coração. Nós já te aceita-mos e apenas queremos fazer a vontade do Deus vivo de Israel. A Deus toda a glória, honra e louvor. Salmos 150:1-6 “Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder! Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza! Louvai-o ao som de trombeta; louvai-o com saltério e com harpa! Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes! Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!”

terça-feira, 1 de abril de 2008

preocupações e ansiedades

Tantas preocupações e ansiedades ocupam o nosso espírito. Há sempre um problema novo a tratar. Nesta altura em que a alta dos juros tem pesado sobremaneira nos orçamentos familiares e em que o aumento do preço do petróleo tem provocado os seus efeitos habituais, é lógica a preocupação. Há famílias endividadas, há pessoas cujo dinheiro quase não chega ao fim do mês. Há fome. E perante este cenário real sobrepomos, qual folha de papel vegetal, a passagem de Mateus 6:25-27 (25)“(...) Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?”. Será que a preocupação real das nossas vidas é compatível com o descanso de Mateus 6? Não temos nós esse descanso? Se Deus sabe que precisamos de comer e, entre outras coisas, de nos vestir, não nos bastaria somente confiar? A chave para o problema encontra-se no versículo 33 - Se buscarmos primeiro o reino de Deus, todas estas coisas nos serão acrescentadas. A palavra usada é “todas”. E é nesta base que todos os cristãos devem viver, buscando primeiro o reino de Deus. Temos um Pai que nos dá tudo, porque Ele é todo poderoso e a Ele seja dada toda a honra e glória. No deserto, no êxodo, tal como hoje, nenhum dos filhos passará fome ou terá sede.