segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Salmos 125

1 <> Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. 2 Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo desde agora e para sempre. 3 Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniquidade. 4 Faz bem, ó SENHOR, aos bons e aos que são rectos de coração. 5 Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel.

timidez

No domingo vi, de novo, o que é viver muito acima das possibilidades individuais. Vi o que é viver de acordo com a possibilidades Divinas. Senti a minha timidez. Qual Pedro a afundar-se perante o Mestre todo poderoso. Vi gente a andar sobre as águas. E pensei na pequenez do meu viver quotidiano. Pensei no tamanho da minha fé. Vou ser sincera, quando fui ofuscada pela fé alheia, dela imediatamente me apropriei. E peço que não tenha despertado tarde de mais. Nunca é tarde. Em vez de olhar para as minhas vitórias, olhei, de um modo geral, para as derrotas e faltas de orientação. E analisei a origem das mesmas, que provinha da ausência de orientação Divina. Falta minha por não ter colocado os meus joelhos no chão em adoração ao Pai. E por isso peço perdão. Fui tímida. Ou então, quis ser senhora do meu destino e fui senhora das minhas derrotas. Não nos deixes Pai ter medo de tomar posse da terra prometida. Ajuda-nos, a todos, a não sermos tímidos. Ajuda-nos a confiar totalmente no nome de Cristo e a descansar em Ti. Ajuda-nos a ser como a mulher do "fluxo de sangue", que sabia que se tão somente tocasse nas vestes de Cristo seria curada (Mateus 5:25-34) e foi. Louvado e engrandecido seja o teu nome. Amén. “Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre” Salmos 125:1

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

a casa do sábio

Pedi e dar-se-vos-á

Temos nós conhecimento do poder de Deus? Será que já experimentamos o poder de Deus? Se já experimentamos, será que nos esquecemos? Voltamos à frase de Cristo: “porque sois tão tímidos?”(Marcos 4:39). Ele disse: “Pedi e dar-se-vos-á, buscai e encontrareis...” (Mateus 7:7) Tomemos posse das promessas de Cristo e vivamo-las. Em certa ocasião os discípulos não conseguiram curar um endemoninhado. O pai do rapaz aproximou-se de Cristo e relatou-lhe a situação. Haviam três factores, naquele caso concreto, que impediam a cura: a pouca fé e a falta de oração e de jejum (Mateus 17:14-21). Perante esta situação verificamos que a resposta à oração poderá não ser imediata, consoante os propósitos de Deus. Quantas pragas foram necessárias para o faraó do Egipto deixar sair o povo de Deus. Quanta oração foi precisa, quanto jejum foi feito? O tempo de Deus não é o nosso. Ele sabe o que precisa-mos, Ele sabe o que vamos pedir, muito antes de lho dizer-mos, Ele sabe (Mateus 6:8). Por isso não faz sentido o desânimo. Após a saída do povo de Israel do Egipto, o faraó voltou atrás na sua decisão e mandou os seus cavaleiros atrás do povo. Alcançou-os acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom. Êxodo 14:10 – Eles temeram muito. Puseram a hipótese de não terem saído do Egipto (desanimaram). Mas Moisés que conhecia o seu Deus, manteve-se firme e disse: “(...) Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR (...)”Êxodo 14:13. Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de boa vontade.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Louvado seja o Deus de Isarael

A Deus toda a honra e glória e louvor. Ao Deus que fez o céu, a terra e o mar, e tudo o que neles há, seja dada toda a honra, glória e louvor. Seja louvado o Deus de Israel, porque Ele tem feito grandes coisas.Louvado e engrandecido seja o Teu nome. Amen

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Deus fez bem às parteiras

“Portanto Deus fez bem às parteiras (...)” Êxodo 1:20 O Faraó havia ordenado que as parteiras das hebreias, cujos nomes eram Sifrá e Puá, matassem os recém-nascidos do sexo masculino, hebreus. Estamos numa época (13ª dinastia egípcia) em que o Faraó era o todo poderoso. Perante tal ordem homicida, as parteiras recusam-se a cumprir, não pela ordem em si, ou suas consequências, mas por um temor maior – o do Deus vivo de Israel (Êxodo 1:17). Chamadas ao faraó, inventaram uma história, e saíram em liberdade. Perante isso o povo de Israel, a viver no Egipto, cresceu e se fortaleceu. O Senhor Deus de Israel recompensou o temor de Sifrá e Puá. Essas mulheres, aparentemente egípcias, com a profissão de parteiras, ao se aproximarem das filhas do povo de Deus temeram. Temeram o Deus de Israel. Preferiram incumprir uma ordem do faraó a afrontarem o Deus vivo de Israel. As consequências do temor a Deus, foram cinco: 1) o aumento do povo de Israel (Êxodo 1:20), 2) o povo de Israel fortaleceu muito (Êxodo 1:20), 3) não foram castigadas pelo faraó (Êxodo 1:19), 4) Deus fez-lhes bem (Êxodo 1:20); 5) Deus estabeleceu-lhes casas (Êxodo 1:21). E nós, temos escolhido o temor do Senhor Deus de Israel?

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Tudo pode

De novo a velha insistência de que o povo de Deus tudo pode, se agir no nome e de acordo com a vontade do nosso Senhor Jesus Cristo. Tudo pode. Porque sois tão tímidos, disse Jesus (Marcos 4:39). Qualquer resposta a esta pergunta será insatisfatória, perante tão grande nuvem de testemunhas (usando a expressão empregue em Hebreus 12:1, embora com um sentido um pouco diferente). No novo testamento os apóstolos curaram cochos, sararam doentes, deram vida a mortos. Antes da vinda de Cristo o povo de Israel já havia agido em fé tantas e tantas vezes. Hebreus 11 testemunha isso mesmo. Agora, na presente época, o que é que nos prende, o que é que nos limita? Há tanta fome física e espiritual, há tantos idosos abandonados, há tantas crianças mal tratadas. Há tanta gente a viver a baixo do limiar da pobreza. O que é que nos limita? Porque somos tão tímidos? Será possível levar o pão físico e espiritual a todos? Será possível alimentar bem as crianças do Darfur, as crianças dos bairros da lata, as crianças das favelas, as crianças abandonadas da Índia e da China, os velhos, as mulheres e os homens deste mundo? Será possível que passemos por este mundo sem ajudar verdadeiramente os nossos irmãos? Onde é que está a nossa visão do amor e do poder de Deus? Todos temos uma chamada. Não ocultemos a nossa chamada. Não deixemos que as preocupações do dia a dia nos impeçam de actuar. Perdoa-nos Pai, e ajuda-nos a cumprir a tua vontade nas nossas vidas. Que sejamos vasos de honra. Que o teu povo, que se chama pelo teu nome, viva totalmente em Ti, fundado e fundamentado em Ti. Que o povo de Deus passe a agir fortemente. Que os actos dos filhos de Deus comecem a ser vistos por todos, para a tua honra e glória. Firma-nos em Ti. Ouve as nossas orações e age, peço-te no nome precioso de Jesus. Tu és o Deus vivo de Israel, jamais deixas ou desamparas o teu povo. Não nos deixes ser tão tímidos. Amen.

Vinde a mim

Deus convida todos a aproximarem-se dele. Deus convida todos a olharem para Ele. Deus convida todos a lerem a sua palavra, com coração aberto e a aceitarem o que nela é revelado. Deus quer que todos os seres humanos deste mundo o aceitem no seu coração e sejam felizes. Que posso fazer para obter a salvação de Deus? “Crê no nome do Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (Actos 16:30-31) Jesus Cristo disse: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28) Jesus Cristo, filho de Deus "(...) porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles". (Hebreus 7:24-25) Jesus, filho do Deus vivo é amoroso e ama todos os que se aproximam do Pai. "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. " (João 6:37) Necessário é que quem se aproxime de Deus tome consciência dos seus actos e se arrependa dos seus pecados. "Que o mau abandone o seu caminho, e o malfeitor seus pensamentos. Que ele retorne para o Senhor, o qual lhe manifestará a sua ternura, para o nosso Deus que é pródigo em perdoar" (Isaías 55:7). Aceita o convite de Deus. É um convite de amor, paz e esperança. Afasta-te do mal e vem ser feliz, em Deus. Isto não quer dizer que por se ser de Deus não hajam tentações ou problemas. Quer dizer que “se Deus é por mim quem será contra nós?” “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo”. (Apocalipse 3:20)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Aproximação à Páscoa

Louvado e engrandecido seja o nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Louvado e engrandecido seja o nome do nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré. Louvado seja o nome de Deus, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há. Louvado seja o seu nome. Deus é um só e Pai de todos e nos ama profundamente. O Senhor de Israel não permite que o povo que se chama pelo seu nome seja acorrentado pelo mal. Quando o mal se aproxima Ele liberta os que são seus. O episódio, da primeira páscoa, relatado em Êxodo 12, não é o primeiro em que Deus age de modo a libertar o mundo das correntes do mal. Em Génesis 19:16, Ló e a sua família são, literalmente, pegados pela mão e conduzidos para fora da cidade de Sodoma. O Pai considerou-os justos e salvou-os. O apóstolo Paulo em II Coríntios 6:14, pergunta-nos “(...) que comunhão tem a luz com as trevas?” A Páscoa do velho testamento é uma realidade tão libertadora, quanto a do novo testamento. Ambas são espirituais e físicas. Em ambas é necessário o sacrifício de um cordeiro puro e imaculado. Na 1.ª Páscoa (do velho testamento) é sacrificado um cordeiro ou cabrito, sem mácula, na 2.ª (a de Cristo) é sacrificado o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo “João 1:29”. Na “primeira” Páscoa o Pai liberta o seu povo do jugo do Egipto, na “segunda” o mesmo Pai liberta o seu povo do jugo do pecado. Cabe-nos a nós aceitar totalmente esta Páscoa e vive-la no nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Na 1.ª Páscoa relatada em Êxodo 12, tal como na 2.ª, relatada em Mateus 26, Marcos 14, Lucas 22 e João 16, há um “Cordeiro, (...) será sem mácula (...)” “Êxodo 12:5”. No entanto, o Cordeiro da 2.ª é o Cordeiro pascal de Mateus 26:24. Isaías une as duas Páscoas, no capítulo 53, unificando o cordeiro no filho amado de Deus. Isaías 53 : “6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. 7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. 9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. 10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. 12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.” A nova aliança é celebrada em Cristo. Hebreus 8: “8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, 9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. 10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; 11 E não ensinará cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. 12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. 13 Dizendo nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.” O salário do pecado é a morte e a salvação é o dom gratuito de Deus. “Morto Ele não ficou, aleluia Ele ressurgiu e a vitória sobre a morte aqui ganhou e no céu vitorioso Cristo entrou. Ressurgiu, Ressurgiu. Aleluia Ressurgiu.”

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Louvo

Louvo, Louvo, Louvo a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que tem todo o poder sobre o céu, a terra e o mar e tudo o que neles há. Louvo, Louvo, Louvo a Deus Pai, Filho e Espírito Santo. A Deus toda a glória e honra e louvor. E perdoa-nos Pai, com aquele teu imenso perdão. De igual modo ajuda-nos a perdoar a quem nos tem ofendido. Perdoa-nos. Amo-te. Ajuda-nos a ter uma vida de fé, esperança e amor (I Coríntios 13:13) e a vencer em Ti, por Ti e Contigo.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Tomar posse da promessa do teu Deus

Ao povo de Deus havia sido oferecida a terra prometida. Debaixo da sujeição egípcia o jugo era pesado, até ter filhos varões era proibido. O Pai lembrou-se da aliança que havia estabelecido com Abraão, Isaac e Jacó (Êxodo 2:24) e lhes ofereceu a vitória. Enquanto o Faraó os impedia de sair, eles mantiveram-se firmes na fé. Creram simplesmente no seu Deus. E de praga em praga foram amadurecendo na fé até passarem o mar vermelho. É evidente que nada se passou com esta aparente leveza. Terá havido muita fé, muita oração, muita preocupação, muito temor, muitas lágrimas... terá também havido muito amor, muita união, muita presença de Deus... Também houve a primeira páscoa. Deveriam ter sido tempos gloriosos e temerosos. Esse povo era um povo de vitória, que havia presenciado o poder de Deus, por isso é que o Pai exigia deles uma fé incondicional. Sim, porque Ele havia obrigado o Faraó a deixa-los partir, havia aberto o mar para passarem, havia feito tantas maravilhas, que aparentemente só lhes bastaria obedecer. Mas duvidaram, temeram e se esqueceram do total poder de Deus e por isso se recusaram a tomar posse da terra prometida. Hoje, tal como então, o mesmo Deus, com o mesmo amor e o mesmo poder, quer que tomemos posse da sua promessa. Esta é a opção que nos é colocada hoje. E hoje tomamos posse da promessa de Deus e marchamos na terra prometida, em total vitória. Amén. A Deus toda a glória e honra e louvor.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Cresce no poder de Deus

A Deus toda a glória, toda a honra e todo o louvor. Este Deus que fez o céu, a terra e o mar e tudo o que neles há, é um Deus de amor. É um Deus que ama profundamente os seus filhos. E nós seus filhos insistimos em não o conhecer. Desanimamos, vezes sem fim, apoderamo-nos das suas vitórias, afastamo-nos vezes sem fim, e pecamos vezes sem fim... Em Gênices 6:7, vemos um Deus tremendamente desgostoso, traído, magoado e ofendido por um povo pecador. É aí decide exterminar os homens da face da terra. Este Deus criador, profundamente justo não permite que tal juízo, de condenação impenda sobre Noé, varão justo e íntegro (Gênices 6:9). Por isso mandou-o construir uma arca ... E ele construiu. Quando Pedro viu Jesus a andar sobre a água, temeu, tal como os outros discípulos, no entanto e perante a resposta do mestre ele se acalmou e em fé, também andou sobre as águas. Até aqui Pedro e Noé agiram em fé. No entanto, enquanto Noé construiu a arca de acordo com todos os preceitos Divinos, Pedro, já em pé na água, duvidou. O primeiro passo de fé foi igual, mas o segundo foi diverso. Um manteve a fé e o outro duvidou. Ao primeiro Deus o abençoou e com ele estabeleceu uma aliança, ao segundo, “Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, por que você duvidou? Mateus 14:31". Ao contrário de Noé, Pedro aqui não foi abençoado. A ambos Deus ama profundamente, mas enquanto seres humanos Noé sentiu em toda a plenitude o amor, a verdade e a justiça Divinas, enquanto Pedro viu em quem tinha crido, que era poderoso. Só quando não atentarmos para nós mesmos e para os nossos limites, mas atentarmos para Deus, autor e consumador da fé, é que teremos vitória. Se permitirmos que a dúvida mine, afundamos, tal como Pedro. Podemos todas as coisas naquele que nos fortalece (Filipenses 4:13). Se é de Deus o que tens para fazer, coloca nas suas mãos e Ele fará. Não temas, não duvides, porque a “[...] fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das que se não vêem” Hebreus 11:1. A Deus toda a glória, toda a honra e todo o louvor.