quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

confie no nome do SENHOR

“[...] Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do SENHOR, e firme-se sobre o seu Deus”. Isaías 50:10 “O nosso socorro está no nome do Senhor que fez o céu e a terra” Salmos 124:8 Estes são dois exemplos do amor imenso e protecção de Deus para connosco. O Deus Pai, omnipotente, omnisciente e omnipresente já nos mostrara o seu "modus operandi", já libertara o seu povo do Egipto, já o sustentara no deserto por 40 anos, já ganhara guerras impossíveis, já infligira derrotas aos inimigos do povo de Deus, etc, no entanto, e ainda no velho testamento, aproxima-se do seu povo para o apaziguar. Séculos mais tarde (após a elaboração do livro de Isaías) Eli entrega o seu Filho amado para por nós morrer e ressuscitar. Esse é o poder do amor. Se te encontrares numa situação para a qual não encontres solução, se tiveres medo, fome ou sede de justiça, se estiveres ameaçada/o, se a tua vida correr perigo: “[...] confie no nome do SENHOR, e firme-se sobre o seu Deus”. Isaías 50:10 Tenho a certeza de fé, porque Deus Pai o diz, que o nome de Deus nos protege e guarda. Sei que se chamar-mos por Ele, o Pai nos atende, livra e guarda. Firmados nEle nada nos vencerá. Este é aquele Deus que disse;” Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel.”. Isaías 41:14

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Entre eles abundava o amor

Paulo dá graças a Deus por todas as vezes que se lembra dos filipenses (Filip. 1:3). Essa é uma declaração da profundidade do amor e preocupação que os une. Os filipenses são povo de Deus e como tal fazem bem aos que com eles privam. De acordo com o que o apóstolo nos diz, os filipenses, seriam cooperadoras do evangelho e participantes da sua graça, tanto nas prisões como na defesa e confirmação do evangelho. Entre eles abundava o amor. Eram ternos e compassivos. Paulo, que anunciava a Cristo, contava com as orações dos filipenses(Filip. 1:19). Dependia totalmente de Cristo e do amor dos seus irmãos, porque para ele “[...] viver é Cristo e morrer é ganho” (Filip. 1:21). Ele com os filipenses alcançou grande realização enquanto apóstolo. Eles eram a sua alegria e coroa. Esta é uma das cartas mais ternurentas de Paulo. Sempre igual a si próprio, sem deixar de usar uma linguagem clara e por vezes cortante, declara diversas vezes o enorme amor que o prende a esses irmãos macedónios, de Filipos. Esse amor que os uniu até hoje deverá ser multiplicado e desenvolvido nas nossas igrejas. No entanto mil questões se levantam: será que amamos os nossos líderes e será que eles pensam em nós ou oram por nós? Se oram por nós, oram com a ternura e preocupação de Paulo? Será que nós nos preocupamos o suficiente com a vida dos lideres? Será que eles têm o suficiente para viver? Amamo-nos uns aos outros tal como Paulo amava aos filipenses e eles o amavam de volta? Que a carta aos filipenses nos ajude a crescer enquanto cristãos.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

conhecer o amor de Cristo

"14 Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, 16 Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17 Para que Cristo habite pela fé nos vossos coraçöes; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, 18 Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as geraçöes, para todo o sempre. Amém." Efésios 3:14-21 Quão invencível é aquele que conhece o amor de Deus e que se firma no seu Criador. Pode todas as coisas nEle. Tal como aconteceu aos apóstolos, a vida daqueles próximos de Cristo não é fácil, mas é muito gratificante. Força porque de Cristo vem a vitória.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Deus é amor

Reclama sobre ti a benção que te é prometida. Temos um Pai maravilhoso, que nos quer dar tudo de bom. Quando nos desviamos de maneira definitiva Ele entregou o seu filho para por nós morrer. Em João 7:38 Cristo diz: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”. Tens tu rios de água viva? Em João 8:12 Cristo diz “[...] Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” Num só capítulo, de um dos livros Bíblia, verificam-se tantas promessas fundamentais de Cristo: João 8:51 “Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte”